Residência Cortille

Residência Cortille: Projeto Residencial de Arquitetura em Florianópolis

A família cresceu e surgiu a necessidade de mais espaço para o casal e as suas duas filhas.

O desafio: O terreno de 200 m² deveria abrigar uma casa térrea, com um programa de três quartos sendo um suíte, lavabo, escritório, garagem coberta para dois carros, cozinha e salas integradas com espaço gourmet e área externa.

O resultado:  Com o claro objetivo do escritório em projetar uma casa com ações conscientes e sustentáveis, aimplantação em formato “U” sugere um melhor aproveitamento da circulação de ventos predominantes na região, buscando uma auto regulação térmica dos ambientes internos da casa de forma natural e sem emprego de aditivos e equipamentos tecnológicos.

A arquiteta fez uso do recuo obrigatório em uma das laterais, para voltar as aberturas das demi-suítes e salas na porção Norte-Leste, fazendo uso de beirais para barrar a entrada de luz do sol no verão e proporcionar a entrada no inverno. Com o emprego de amplas aberturas, será possível acumular e transmitir de forma natural o ar fresco no verão e o calor no inverno e resulta em um projeto bioclimático.

O grande pátio central onde funciona a área externa, proporciona ventilação natural e integração de todos os ambientes, que se voltam para o espaço a céu aberto. A casa compacta, funcional, iluminada, moderna e linda atende com esmero todas as expectativas da família.

Projeto

Local

São José do Rio Preto

Ano

2017